sexta-feira, 17 de maio de 2013

EI, VOCÊ AÍ, ME DÁ UM DINHEIRO AÍ...

Na minha insônia diária, eis que ligo a TV para distrair os olhos, não pensar em nada e ver se Morfeu vem enfim me abraçar, mas surge na tela uma figura alta, forte, em cima de um palco, pregando para milhares de pessoas, e como sempre o sujeito fala de dinheiro e claro, pede dizimo. Às vezes fico na duvida se esta pregando a bíblia ou a revista Exame da semana. Aí, eu que jurava que ia conseguir fazer dormir o hamster que vive dentro do meu cérebro 24 horas correndo no arco giratório, me pego, novamente a pensar. Por que o povo não é capaz de enxergar o charlatanismo descarado em nome do pobre Jesus? O tal pastor com jeito de jagunço, chapéu de vaqueiro (!!) e fala mansa, um estilo "mineirês", pede gentilmente que 150 mil pessoas doem apenas 300 reais a ele, para que estas 150 mil prosperem na vida. É isto mesmo que os senhores leram e o que ouvi: o sujeito cobra taxa de sucesso, como se fosse um agiota das vontades divinas. A questão é que não há inocentes em jogos de interesse. As pessoas que dão, entregam os valores, porque também almejam a riqueza e não a paz. O show de calouros continua, quando um sujeito na plateia, canastrão, por sinal, o que sugere a evidência lógica de fazer parte da equipe da turma do "Fé demais não cheira bem", se diz ex-mendigo, ex-viciado em crack, ex-alcólatra e mais uns 20 ex-clichês que você imagina. Mas ao ver o super pastor passar pela rua ele resolveu tocar a canela do mesmo e aí, Fiat Lux, seu mundo começou a prosperar. Juro que a história foi esta e eu não estava dormindo. Aliás, depois disto o próprio Morfeu se enforcou por vergonha alheia e perdi o sono de vez. O ex- mendigo tira do bolso 500 reais e diz: aqui esta metade do meu salário. Graças ao senhor, meu pastor, eu prosperei. E aí, este, faz aquele número de apresentador demagogo de TV, se faz de santo e já emenda na lata, como um Silvio Santos às avessas, que ao invés de gritar quem quer dinheiro, urra quem me dá mais dinheiro e manda: Querem prosperar? Este é o caminho. Era um ex-mindingo (palavras do pastor) e agora vai ser empresário... E a plateia endoidecida grita em extase: aleluia! Foi-se a era do Jesus bom que dividia, agora é a era do que multiplica. Vivemos de fato a era do TER e não mais do SER. O que me admira é um governo corrupto como o nosso e sedento por imposto, isentar todos estes charlatões que milionários prometem até a cura do câncer e do HIV. Realmente dá para se esperar um país digno com pessoas seguindo gente desta estirpe? Porque não colher material destes "moribundos" antes da cura milagrosa, para de fato louvar o nome destes pastores mágicos pelo mundo afora, afinal muita gente necessita destas curas. Não discuto aqui a fé das pessoas e muito menos religião, pois católicos, umbandistas, crentes, etc, todos merecem respeito e sempre o terão de minha parte, o que comento aqui é o descaramento deste culto "Banco Imobiliário". Você acha que Jesus, se vivo fosse, iria ter carros importados na garagem, viagens milionárias, horários na TV, e nos casos mais extremos, como divulgados na mídia, cometeria até estupros com suas fiéis? Não esta na hora de pensar com a cabeça e não com o bolso e chegar a humilde conclusão de que não há canelas mágicas, poções milagrosas e carnês de agenciamento celeste para a prosperidade terrena? Amigos, o bem maior de todos chama-se amor e este é de graça. Se de fato há um céu ou um inferno, creia que seus atos aqui com seu próximo é que contabilizarão seus pontos na sua hora final. O respeito, a dignidade, a fé e acima de tudo o bom senso, este pobre item excluído da cesta básica do cidadão, é o que vão mover você direto para a prosperidade que não a riqueza cantada em uma versão gospel e maquiada do clássico carnavalesco: Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...

4 comentários:

Felipe Fragoso disse...

Li esse texto hoje (17) no Metrô News e tenho que parabenizá-lo. Além de falar tudo e mais um pouco do que as pessoas que enxergam essa exploração de uma forma sensata, conseguiu fazê-lo de uma forma fantástica, direta, e sem agredir diretamente uma religião, apenas condenando esse ato descarado que engana centenas, milhares, ou (por que não?) milhões de pessoas.

Udokay disse...

Adorei. Concordo contigo. Como cristã, tbm detesto esses tipos de pregadores. O que se vê na Tv são pastores que mais parecem interessados em tirar dinheiro do povo de que pregar a Boa Nova de Cristo. E pessoas simples caem nessa ladainha. Pena. bj

Udokay disse...

Adorei. Concordo contigo. Como cristã, tbm detesto esses tipos de pregadores. O que se vê na Tv são pastores que mais parecem interessados em tirar dinheiro do povo de que pregar a Boa Nova de Cristo. E pessoas simples caem nessa ladainha. Pena. bj

Unknown disse...

CHEGA DOER, LER ISSO, SABER QUE MILHARES DE PESSOAS, QUE ALÉM DE PROBLEMAS PSICOLOGICOS E FINANCEIROS, QUANDO NÃO AUTROFIADOS PELO COMODISMO. RETROCEDE DE TAL MANEIRA, QUE CHEGA A NÃO SOBREVIVER SEM UMA INFLUÊNCIA PARA SUPRIR SUAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS,DE MANEIRA PENALIZANTE. ESTOU NA ÉPOCA ERRADA PODERIA VIVER NAQUELA IGREJA EM QUE JESUS, SENTAVA NA PEDRA E ENSINAVA A MORAL ATRAVÉS DE PARÁBOLAS, E VIVIA CAMINHANDO DE UM LUGAR A OUTRO, A TROCO DE NADA, SÓ COM A MENTE VOLTADA PARA A SALVAÇÃO DA HUMANIDADE. BOA NOITE, FIKA COM DEUS!