quinta-feira, 17 de maio de 2012

A DIFÍCIL ARTE DE ESCREVER

Eu sempre fui um apaixonado por literatura. Conta-se nos dedos as vezes que alguém me viu sem estar com um livro nas mãos. Livros me fascinam e me seduzem.
Recentemente tive a honra de palestrar sobre sexo e cinema (tema de um de meus livros) para uma plateia de interessados, presentes no admirável 3° Salão do Livro de Guarulhos. No mesmo evento, estiveram vários autores, entre eles o titã Tony Bellotto, que num simpático bate papo, se revelou também um apaixonado por livros e deu uma definição bárbara sobre o tema, onde divagou que o livro é um produto com tecnologia de ponta, pois não necessita fios, tomadas, cabos, baterias, nada e está sempre pronto a qualquer momento que você quiser usufruir do mesmo. Concordo contigo, Bellotto.
O livro é um amigo inseparável que te ensina, conta belas histórias, te faz rir, expande sua mente e mais uma afinidade de benefícios, como o de ampliar o seu conhecimento sobre assuntos específicos e gerais; estimular prazerosamente o potencial criativo; dar a base para se desenvolver argumentos consistentes; ampliar o vocabulário e nos incentivar a pensar e refletir, formando assim uma opinião própria sobre diversos assuntos. Desta forma estamos sempre mais atentos e abertos para novos conceitos e novas transformações. Você está numa fila de banco ou de mercado, o que é melhor? Ouvir o velho lamento de algum estranho sobre o tempo, a política ou a novela das nove, ou viajar no cenário fascinante e mágico criado pelo encontro de palavras que se beijam e se abraçam para ilustrar imagens em sua mente?
Filmes, programas de humor, seriados, desenho animado, animações e outras formas de entretenimento, nascem primeiro na mente de um escritor. Ele desenha a alma e ilustra as emoções de qualquer personagem, afinal o roteiro é a espinha dorsal de obras audiovisuais.Valorize esta figura e acima de tudo exercite em você também este habito. Incentive seus filhos a lerem. Dê de presente livros. É uma excelente pedida e acredite você, estará contribuindo para mudar de alguma maneira a vida daquele que o lerá, pois qualquer livro contém informações que de algum modo nos modificam, nos faz saber mais ou até descobrirmos o quão pouco sabemos.
Crianças que lêem desenvolvem a imaginação e são estimuladas a viajarem pelo mundo do faz-de-conta, onde podem projetar suas emoções sem nenhum risco, criando cenas em sua tela mental, estimulando a inteligência. Fico orgulhoso ao ver meu lindo afilhado devorando livros e livros e vejo o quanto isto influencia e muito nas suas atitudes, gestos e desenvolvimento. Fico muito feliz também quando recebo vários emails de leitores, pois é gratificante esta resposta por parte de quem nos lê, pois o ato de escrever é muito solitário. Poucos autores tem o privilégio de debaterem suas ideias com leitores. Eu amo as letras e como músico, sempre dei preferência à bandas e trabalhos cantados em português,
porque me fascina quando a platéia sabe o que o cantor diz e mais ainda quando isto toca fundo no coração desta multidão. Não importa se é rock, samba ou bolero, mas sim o que aquelas palavras dançantes fazem dentro de você. Eu escrevo artigos, peças, roteiros, livros, sempre com base na frase de Sartre de que não se é escritor por ter escolhido dizer certas coisas, mas sim pela forma com que se diz estas coisas. Eu sempre as digo com o coração. Meu texto é escrito com sangue. É coloquial, simples, uma conversa entre amigos, para que todos compreendam e possam em cima disto, criarem as suas ideias e elaborarem suas opiniões. O trabalho do escritor é sonhar com os outros e tentar melhorar o mundo em que vive, pela simples sugestão da ideia. Quando espremo meu cérebro até saírem gotas que para alguns é veneno e para outros o mais sublime dos licores, não se trata de inspiração,
mas sim transpiração. Vontade e desejo de fazer com que as pessoas pensem, reflitam, se emocionem e descubram o intenso potencial escondido dentro delas, adormecido pela inércia fomentada pela TV. No final das contas, como diria Saramago: somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não. Coloque a sua verdade para fora e seja bem vindo ao clube.

2 comentários:

Irany disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Irany disse...

Não poderia deixar de passar aqui para te parabenizar.
Concordo veementemente no que você compartilhou hoje conosco.
Me sinto contemplada quantos aos sentimento e o que a leitura pode fazer objetivamente em nossas vidas.

PS: Suas gotinhas de massa cefálica/suor, geram o que você intenciona em mim!

Muito Grata.
Enorme prazer!