quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

UM 2013 SEM PROMESSAS

E mais um ano chega ao fim, trazendo consigo mais um especial do Roberto Carlos na TV, retrospectivas variadas, passagens esgotadas para qualquer parte do mundo, reuniões em família, reencontro com aquele parente chato que você só vê uma vez por ano e já acha muito, e claro, as promessas de ano novo.
Se tem algo mais falso do que votos de felicidade de ex-esposa (ou ex-namorada) são as tais promessas de final de ano. Todo mundo jura que vai fazer dieta, parar de fumar, dar mais atenção pra família, estudar algo novo, aprender um idioma, trocar de carro, reformar a casa, levar o filho pra Disney e por aí vai, num sem fim de promessas que assim como as de campanha política, todo mundo sabe que nunca vão dar em nada, mas naquela data especial todos fingem que acreditam. Vamos combinar uma coisa? Que tal prometer em 2013 não fazer promessas que jamais serão cumpridas? Vivemos uma época onde tudo soa tão mentiroso, que até as falsas promessas passam despercebidas para a maioria, mas em respeito aos que ainda creem, que tal cumprir apenas esta de nunca mais prometer o que não ira cumprir?
Que tal não dizer pra alguém que vai ligar, sendo que nunca ira nem sequer adicionar o número da mesma em seu telefone? Que tal não prometer amor eterno, sendo que a qualquer tentação você já se entrega e se diz apaixonado (a) por quem conheceu na fila do banco? Que tal optar desejar ao invés de prometer? Eu desejo que você consiga um novo emprego, mas não lhe prometo um. Eu desejo que você atinja seus objetivos na vida, mas não prometo ajuda-lo. Eu desejo que você seja feliz, mas ninguém além de você pode lhe prometer a felicidade. Às vezes uma simples mudança de palavra pode fazer e muito a diferença, pois o prometer tem um peso de compromisso e se você não o cumpre de certa forma irá magoar alguém.
O desejo é fé, vontade, mas não compromisso. Você pode desejar tudo de bom para alguém, mas isto não quer dizer que você tenha de ser o responsável total pela felicidade do outro. Claro que isto é magnifico e eu tenho muito orgulho das promessas que fiz e cumpri todas, pois tenho este defeito de honrar compromissos, e assim de alguma forma fazer a vida de alguém mudar para melhor. Mas jamais fui leviano de prometer algo que estava fora de meu alcance. Se você tem a capacidade de ajudar alguém, não hesite, ajude e fará sem dúvida um 2013 rico para ambos. Se tiver certeza de que tal mulher (ou homem) é o amor de sua vida, então se dedique ao máximo e prometa não à pessoa, mas sim a você mesmo, de que dará o seu melhor para que se tornem um casal feliz. Não há nada mais grandioso do que dividir a felicidade.
Aliás, fica a velha máxima de que dividir na verdade é multiplicar. Para que o acúmulo de tanto dinheiro, sendo que você nem tem onde e como gastar? Que tal abrir a mão e ajudar pessoas a realizarem sonhos, projetos, que às vezes não custam nem o que você gasta num final de semana em baladas caras com falsos amigos e poderá sim lhe render muito mais. Portanto queridos leitores que me deram a honra de acompanhar meus textos em 2012, desejo revê-los em 2013 e que cada vez mais minhas palavras possam de alguma maneira serem uteis a todos vocês independente do momento em que estejam vivendo. Desejo aos enamorados cada vez mais amor e companheirismo.
Para o time dos solteiros, desejo que encontrem de fato o amor que tanto buscam, pois alguém neste mundo gigante também está te procurando. Desejo que seja feliz independente de quanto tem no banco, da cor de sua pele, da fé que leva no peito, do deus que acredita, do time que torce, da música que ouve, dos livros que lê, dos programas que assiste, enfim, o que desejo a todos é que sejam FELIZES em 2013 como nunca foram em outros anos. Que seja o ano da renovação e da evolução espiritual de todos nós que aqui estamos. Um ótimo 2013 e OBRIGADO!

3 comentários:

Valdemar A Miranda disse...

Olá Mauricio.
Mais um bom texto para reflexão.
Não é possível seguir o blog?

Unknown disse...

Espero se brindada no ano de 2013,com artigos inteligentes e eloquentes,
quero ter o prazer de ler um artigo bem redigido e que o mesmo me faça parar e pensar no que está ao meu redor,comecei a ler só por curiosidade;mas agora virei sua fâ é uma honra ler seus textos

Obrigado

Ana Martins disse...

Muito bom o texto!e dica de filme também.