quarta-feira, 21 de agosto de 2013

A COVARDIA VIRTUAL

Você abre a porta de sua casa para qualquer pessoa entrar? E porque aceita estranhos em redes sociais? Meus caros, leitores, este é um mal que todos estamos vivenciando e eu, esta semana, fui vítima de um crime covarde e que todos estamos vulneráveis.
Como nunca recusei leitores em meu face, e registro aqui, que tenho respeito imenso por todos e quem já me escreveu (muitas pessoas) sabe que respondo todos emails e não nego novos amigos no facebook. Porém, fica o alerta a todos: cuidado com quem lhe adiciona. Facebook é uma ferramenta perigosa na mão de gente criminosa e de má fé. Lá dentro estão suas fotos, contatos, amigos, o que pensam e falam sobre você, e tudo que poderia ser uma grande casa aberta em clima de festa para se receber amigos, fazer parcerias, discutir ideias, projetos, pode se transformar numa máquina devastadora de calúnias, difamações, e o que tem de pior na mente humana. Há muitos usuários de facebook sem rosto, sem casa, sem nome e na maiora das vezes sem caráter algum. Pessoas que podem se apossar de fotos suas, informações pessoais e pelo simples prazer de prejudicar, sair utlizando-as da pior maneira. Exemplo disto é quando se postam fotos de um possível atropelador de ciclistas,
ou um agressor de cães, etc, e aí a comoção ignora a razão e todo mundo critica, compartilha, sem sequer saber se aquilo é real, se de fato estas pessoas fizeram isto ou são apenas vítimas nas mãos de covardes virtuais. Cuidado! Sempre que receber algo, se informe, busque, antes de compartilhar ou aumentar o coro de linchamento de alguém que você não conhece. Esta semana o Brasil viveu fato semelhante, mas na vida real e não na virtual. O caso da chacina da família do policial da ROTA, onde após investigação de um suposto homicidio em massa e depois suicidio do menino de 13 anos, a imprensa e populares horrorizados com "a atitude do menino", começaram a julgá-lo, porém começam a surgir evidências fortes de que tudo pode ter sido arquitetado por criminosos que tinham interesse em fuzilar a família inteira e aí como fica a imagem da criança que nem sequer esta viva para se defender? Há muito pano pra manga e a verdade virá a tona,
porque a polícia de SP é competente ao extremo para investigações deste porte. Mais uma vítima, sem defesa alguma. Vale lembrar também da Escola de Base onde os donos foram acusados de pedofilia, tiveram suas vidas destruídas e depois chegou-se à conclusão de que era tudo calúnia de um desafeto. Como consertar um vaso de cristal que se quebra com uma pedrada? Meus amigos, não abra a porta de sua casa à estranhos. O mundo é sim um bom lugar para se viver, mas existem muitas pessoas que infelizmente vivem sob uma nuvem negra, pessoas invejosas, maldosas e todos, repito, podemos ser vítimas disto. Sei que somos imperfeitos e que a árvore que cai faz sempre mais barulho do que um bosque que cresce, como já disse um sábio ancião, mas cabe a nós lutarmos para combater estas tentações de se achar juiz de algo.
Antes de avacalhar com a vida de alguém ou comprar uma briga que não é sua, pesquise, se informe, de onde vem a denúncia, de onde vem tanto ódio, porque tudo isto? O que é verdade ou não? Cabe apenas a nós e não a ninguém mais, tomar um partido em qualquer história, porém sempre pelo prisma da justiça e não da euforia de ser mais um no trem sem freios da discórdia e maledicência. Façamos do Face e de qualquer outra mídia social, um universo amplo para se obter conhecimento, lazer, cultura, amizades, mas não um campo minado onde amanhã a bomba pode explodir sob seus pés. A inveja meu caro é um brinquedo perigoso na mão de cafajestes e a internet apenas amplia esta “diversão”. Use-a com moderação, atenção e cuidado! Muito Cuidado!

Nenhum comentário: