quinta-feira, 10 de novembro de 2011

E QUE A SORTE ME CHEGUE AOS 40...




Ontem fui expulso da festa dos trinta. Reclamei, xinguei e me agarrei firme nas asas da bailarina fantasiada de Sininho, mas o crocodilo Tic Tac, infalível me jogou pra fora. Pouco aproveitei a festa, por estar preocupado demais com coisas que só nós, “adultos”, pagadores de impostos, taxas e contas, nos preocupamos. Bati na porta dos 40 com uma dor de cabeça absurda (ressaca do último vinho da festa dos 30?) e uma cãibra. Um quase maratonista e nadador, agora têm dores e cãibra. E ainda dizem que a vida começa aos 40? De onde surgiu esta idéia? Quando se chega aos 40, você está - isto se tiver sorte -, na metade da sua vida. O que tinha de aprender, aprendeu e o que tinha de fazer, já fez, portanto este papo de começar a vida foi criado por algum barrigudo, careca e brocha, que arrumou esta desculpa para não ter de cortar os pulsos. Os sonhos não envelhecem também, é o que dizem, mas se tornam reprises dubladas de uma sessão da tarde, vazia e sem muito sentido. Você começa a perceber tardiamente que investiu seu tempo, sua pouca grana e acima de tudo boa parte da sua vida em algo que talvez não tenha valido a pena. Às vezes nem sempre é bom escutar o coração, pois ele pode ser débil mental não diagnosticado. Algo que por mais força e fé que você tenha depositado, pode não ocorrer, pois não depende infelizmente apenas de você. Mas até aí, tudo bem, afinal a vida nunca foi muito justa e nem vai ser, por mais que os religiosos de plantão criem suas teorias. Claro que a fé é inabalável e temos de mantê-la sempre viva, independente de qual seja a sua crença, mas o fato é que com uma certa maturidade e a péssima influência de bons livros e de cabeças pensantes, você começa a entender o grande circo armado para se dominar as pessoas e descobre truques e a forma com que o mágico esconde a carta na manga, mas por uma estúpida questão de princípios você prefere limpar bosta de elefantes, a enganar os outros. Mas quem foi o idiota que inventou esta coisa de princípios? E porque algo tão ultrapassado e desvalorizado ainda me encanta. Porque não se desvencilhar de algo que gera muita dor nesta eterna espera pela chance que nunca chega. Por mais que faça, que prove talento, força, carisma, simpatia e outros atributos, parece que a sorte não quer muito papo contigo.Quando você nasce com DNA famoso ou rico, tudo se torna mais fácil,e você mal percebe a dificuldade que os normais têm em conseguir algo. Se você é um "normal", depende de duas coisas para vencer: talento e sorte. Lamento informar que a segunda tem peso 9 e a primeira 1. Até mesmo um estúpido, pretensioso e grosseiro pode fazer muito mais sucesso do que você se tiver sorte. Com 40 anos você começa a perceber que todos seus amigos de grande coração, estão sempre duros e mesmo assim, generosos e que todo canalha está bem de vida e doido para levar ainda o pouco que você tem. Há uma lição aí, que talvez nós a não aprendemos ou fingimos de conta que não, de que a fama pode ser vapor, a popularidade um acidente e a riqueza ter asas. Eterno mesmo, só o caráter. Aos dez, a melhor fase, eu não fazia idéia do que era ganhar, perder, ter ou não ter, e era feliz. Aos 20 ganhei dinheiro,comprei coisas, mas não era feliz no que fazia. Aos 30, decidi fazer o que gostava, e não fui feliz e nem ganhei dinheiro algum. Aos 40, espero que seja chegada a hora das três coisas se colidirem e eu poder ser feliz, ter dinheiro e me realizar. Dona sorte, não sei pra onde a senhora foi, mas prometo que se voltar, eu lavo, passo, cozinho e ainda faço amor contigo todos os dias, desde que prometa nunca mais me abandonar. E que possamos seguir juntos pela estrada de tijolos amarelos, pois como diria Guimarães Rosa, a felicidade não esta na partida e nem na chegada, mas na travessia. E eu pretendo fazer mais uns 50.000.000 kms de nado livre neste oceano de tubarões, repleto de sereias que me conduzem com seu mágico canto para um lugar que nunca fui, mas que sempre almejei.

Um comentário:

Maria Ferreira- Impressões de Maria disse...

Quando eu li, eu entendi que você fez aniversário. Se for assim, parabéns e que todos os seus desejos sejam realizados