sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O JARDIM DE GENTE

Tem gente que tem o dom. O dom de fazer sorrir enquanto outras tem o dom de fazer chorar. Tem gente que tem orgulho do sucesso dos amigos, enquanto tem gente que tem inveja. Tem gente que tem o dom de ganhar dinheiro, enquanto outros tem o dom de distribuir dinheiro. Afinal dinheiro, como o antigo provérbio já dizia é como esterco.
Se espalhado aduba a vida, se é guardado a sete chaves, fede e não serve para nada que preste. Tem gente que tem o dom para ser popular enquanto outros só nascem com o dom para ser famosos em quinze minutos que as vezes duram sem sentido, bem mais que isto. Tem gente que tem o dom de coordenar e tem gente que nasce só para mandar. Tem gente que nasce ensolarada iluminando quem nasce sob nuvens negras e carregadas. Tem gente que nasce para dançar enquanto tem gente que nem sequer é capaz de ouvir a música tocando. Tem gente que escreve palavras de amor e outras que não sabem ler ou não se interessam por nada além de números. Tem gente que tem o dom de curar enquanto tem gente que fere. Gente que sabe e ensina a amar até aqueles que só sabem odiar. Tem gente que faz poesia e gente que faz fofoca. Gente que compõe canções e gente que compõe desafetos.
Gente que cria espetáculos e gente que cria bombas para matar. Tem muita gente engraçada, mas tem muita gente chata, sem tempero algum. Tem gente pequena que é gigante e tem gente muito grande que é pequena demais. Tem gente que sabe até morrer enquanto tem gente que mal sabe viver. Tem gente que escreve bíblias com seus atos enquanto outros apenas repetem a já escrita, feito papagaios, sem seguir nada do que se lê. Tem gente que ama ver o pôr do sol pela janela e tem gente viciada apenas na mentira da janela televisão. Muita gente tem o dom de ser feliz. Outras tem o dom de ser infeliz. Tem gente pobre que é rica e tanta gente rica que sempre será pobre. Tem gente que dá, mas tem gente que rouba. Tem gente sempre pronta a ajudar até gente que já nasce pronta para usurpar. Gosto de gente que sabe valorizar, mas valorizo até quem sabe criticar. Gosto de gente que sabe respeitar, e respeito até quem sabe reclamar. Tem gente que nasce arco-íris e dá esperança a quem nasceu tempestade. Tem gente que governa para muitos enquanto muitos governam apenas para si.
Tem gente que se entrega em prol de uma boa causa. Tem gente que ignora boas causas, pois a única causa que interessa é a que lhe enriquece de vil metal. Tem gente que planta educação e tem gente que semeia ignorância. Tem gente de tudo que é gente. Gente boa, gente má, gente humilde, gente arrogante, gente elegante, gente deselegante, gente educada, gente sem modos, gente que ama criança, gente que violenta crianças, gente que beija, gente que cospe, gente que se abre, gente que se fecha, gente que se doa, gente que não presta. Nos supermercados desta vida, tem gente de todo tipo, tamanho, forma, gosto e claro, preço. Mas no feirão livre da boa vontade tem gente pura, gente madura, gente que faz bem e que não custa nada. Gente é gente, não importa a procedência. Gente bonita, gente feia, gente gorda, gente magra, gente culta, gente burra, gente branca,
gente negra, gente sincera, gente falsa, gente corajosa, gente covarde, enfim, gente como a gente. O mundo é um grande jardim de gente. Há perfumes cheirosos, outros nem tanto, há beleza nas formas, outras não, há espinhos, há frutos, mas na pintura vista do alto, bem distante da gente, ainda aparenta ser um belo e precioso jardim. Um jardim de gente. Gente que nasce com dom para o bem ou para o mal, não importa. O que importa é como esta gente se desenvolve. Há muito tempo atrás iniciamos um processo de evolução ao invetarmos a roda. Hoje basta se inventar o caminho. Caminho que leve gente a se tornar gente. Uns nascem com o dom...

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Obrigado pelo ótimo texto animou a minha manhã de sexta chuvosa lendo o metro news.
E a propósito eu sempre soube que tipo de gente eu sou :)