domingo, 15 de maio de 2011

CULTO A MR. MOJO?



A banda inglesa The Cult e seus integrantes não são adeptos da tal pontualidade e polidez britânica. Com mais de 40 minutos de atraso, a banda subiu ao palco do HSBC Brasil ao som de “Every Man and Woman is a Star” - single lançado para download -,em sua quinta passagem pelo Brasil para um quase delírio dos fãs. Quase, porque o show foi morno e o clima um pouco frio, com exceção da euforia dos hits, em especial dos dois melhores álbuns da banda: Electric e Sonic Temple. O vocalista e aniversariante da noite, Ian Astbury, estava irreconhecível dos tempos de outrora. Cabelos longos ensebados, barbudo, gordo e vestindo um moletom surrado, como se tivesse sido acordado naquele instante e obrigado a fazer o show, lembrou uma caricatura de Jim Morrison.Ian que já foi o favorito para ocupar o papel de Jim nos cinemas por Oliver Stone, antes mesmo de Val Kilmer e que também foi escolhido pelos Doors em 2002 para acompanhá-los na turnê “The 21st Century”, parece ter encarnado propositalmente o manto do Mr. Mojo. A imagem rock star daquele índio de cabelos lisos negros, com uma potência vocal surpreendente e uma performance arrasadora de palco foi trocada pela imagem de um junkie chato e reclamão como Morrison no final da carreira (e da vida). Ian zombou de U2, ironizou Bon Jovi, desconfiou da euforia da platéia, criticou um fã, deu bronca e chamou de babaca outro, que por não entender nada de inglês, se emocionou achando que seu ídolo o elogiava. Do outro lado, o conhecido ranzinza Billy Duffy fez o papel inverso. Extremamente simpático com a platéia e preocupado com a qualidade do som, a estrela do Cult e responsável pela mudança de banda gótica anos 80 para um hard rock de ponta, empunhava sua Gibson Les Paul revezando-a com sua semi acústica Gretsch White Falcon, detonando riffs marcantes, solando precisamente e fazendo poses, muitas poses para alegria dos mais de 3000 fotógrafos amadores com seus celulares a postos prontos para atirar. A energia era tanta que Duffy parecia estar num show diferente de seu parceiro, Ian. Para se ter uma idéia, no meio do espetáculo, Astbury interrompeu o set list e obrigou o público assistir o seu curta Prelude to Ruins (chatíssimo e vazio, lembrando uma Bruxa de Blargh com pretensões Lynchianas), sem o menor sentido tal qual os filmes que Morrison fazia nos tempos da UCLA. Mas quando a banda é boa e tem uma história respeitável, parece que tudo é perdoado no final e o público calorosamente recebeu os ingleses de braços abertos, cantou junto e pelo que deu pra notar saíram satisfeitos, mesmo decepcionados por não ouvirem a bela balada Eddie (Cia Baby) e os hits Nirvana e Heart of Soul, apesar dos insistentes pedidos, mas os demais hits foram tocados e compensaram a ausência destas. Ao final,como bis, nosso Jim Morrison de moletom, não podia deixar de cantar uma do mestre, então “Break on Through” explodiu no palco e encerrou a noite de festa, para nos lembrar que The Cult ainda é uma grande banda, mas que Jim Morrison mesmo só tinha um, portanto recuse as imitações.

Um comentário:

Adriana Bastero disse...

Nossa Maurício, que decepção ver o Ian neste estado. Primeiro, nem sabia que o The Cult ainda existia e muito menos que eles iam tocar em SP. O Ian era meu ídolo mais lindo de todos os tempos, com aquela voz potente, ainda deve ser, mas, vê-lo gordo, cabeludo e barbudo, parecendo um mendigo, foi de lascar. Ainda bem que os vi em seus áureos tempos, ele ainda era lindo e parecia um índio com aquele cabelo comprido e negro. Too bad! Vê se entra no facebook pra gente conversar sobre o Compra Nobre, OK! bjão